Competição
gera inovação. Pelo menos na área da informática isso nunca deixou de
ser verdade. Porém, essa disputa acirrada pela maior fatia de mercado
também tem o seu lado negativo e reflete, muitas vezes, em brigas
públicas e pequenos “barracos” na imprensa especializada.
Logo abaixo você encontra uma lista das principais rivalidades da
indústria e alguns detalhes das pancadarias que elas renderam.
Preparado? FIGHT!
1. Samsung x Apple
É provável que você tenha acompanhado boa parte da peleja entre Apple e Samsung pelas notícias publicadas no Tecmundo. Mas caso você tenha perdido a saga, podemos resumi-la para você em uma única expressão: guerra de patentes.
Samsung Instinct, o comedor de maçãs
(Fonte da imagem: Mark Evans Tech)
Apesar de a Samsung fornecer componentes eletrônicos para a Apple,
como diversos chips que integram o iPhone e o iPad, as empresas passaram
a se enfrentar desde 2008, quando a sul-coreana lançou o smartphone
Instinct com o slogan “apple eater” (comedor de maçãs).
Depois disso, a desavença foi ficando cada vez pior. Em novembro de
2011, a Samsung atacou a Maçã com outra peça publicitária provocativa —
desta vez, retratando consumidores fazendo fila em frente a uma Apple
Store e incapazes de ver que o Galaxy S2 era melhor do que o iPhone a
ser lançado.
Neste ano, a Samsung propagou ainda mais sua mensagem de combate à
Apple ao veicular em pleno Super Bowl o comercial sobre o Galaxy Note,
que novamente aborda consumidores em fila na frente de uma Apple Store.
Mas, desta vez, todos são libertados. Veja acima.
2. Sun Microsystem x Microsoft
Esta é uma rivalidade antiga e que já durou mais de uma década. O
cofundador da Sun Microsystem, Scott McNealy, dedicou boa parte do seu
trabalho a abalar a hegemonia da grande concorrente de sua empresa, a
Microsoft.
McNealy (esq.) e Ballmer (dir.), de rivais a parceiros em alguns anos
(Fonte da imagem: Microsoft)
Durante esse período, McNealy disparou diversas pérolas, sendo que muitas foram coletadas em um artigo da CNET.
Entre as declarações mais famosas, estão chamar o Windows NT de “bola
de pelo gigante”, o Windows ME de “Windows More Errors” e dizer que a MS
era comandada por “Ballmer e Butt-head”. A própria sede da empresa e
suas dependências eram chamadas por McNealy de “a besta de Redmond e seu
império do mal”.
Do outro lado também não faltaram declarações de “amor”. Ballmer,
por exemplo, disse certa vez que “McNealy é monomaníaco sobre a
Microsoft” e também que a “Sun é uma companhia burra” e com “gente de QI
abaixo de 50”. Apesar disso tudo, as duas companhias entraram em um acordo de cooperação em 2004.
3. Apple x Microsoft
Esta é antiga, mas pode ser resumida com os fatos contados por Steve Jobs durante uma entrevista. De acordo com o site Mashable, a relação entre Apple e Microsoft começou com o lançamento do Apple II, que continha softwares da Gigante de Redmond.
Depois disso, o MS-DOS, da Microsoft, foi adotado pelos PCs da IBM em
1981. A Apple lançou o Macintosh em 1984, mas a empresa de Bill Gates
já havia se tornado uma grande concorrente e, durante o lançamento do
Windows 95, o sistema operacional da Microsoft já havia conquistado 90%
dos PCs do mundo.
(Fonte da imagem: BetaNews/Notebookcheck)
A Apple nunca conseguiu recuperar essa fatia do mercado, mas deu a
volta por cima no início da década de 2000, conquistando o mercado de
dispositivos móveis. A Microsoft bem que tentou introduzir a ideia de um
tablet 10 anos atrás, mas pelo visto, aquele não era o momento e nem o
design ideal.
4. Apple x IBM
Nos anos 80, a antipatia da Apple pela sua principal concorrente, a
IBM, era tão grande que a Maçã chegou a comparar a Big Blue com o Grande
Irmão, o vilão do livro 1984, de George Orwell, em um comercial exibido
durante o Super Bowl, um dos horários mais populares e mais caros da TV
norte-americana.
(Fonte da imagem: Reprodução/Target Trust)
5. Sony x Microsoft
Desde que a Microsoft entrou para o mercado de video games, a empresa tem tentado derrotar a Sony. O Playstation 2 deu o primeiro round da peleja para a Sony, mas a Microsoft se recuperou depois, com o lançamento do Xbox 360.
Recentemente, as duas companhias investiram no lançamento de
controles que permitem uma interação maior com os títulos, por meio do
movimento do corpo. O Playstation 3 tem o Move, acessório que foi analisado pelo Baixaki Jogos em 2011. Para concorrer com ele, a Microsoft lançou o Kinect, projeto que dispensa o uso de controles nas mãos do jogador.
Fãs defendem com propriedade o console de sua preferência
(Fonte da imagem: Tech Junky)
A fabricante do Playstation, para não deixar barato, lançou um
comercial em que tirava sarro do concorrente. “Quem quer fazer de conta
que a mão é uma arma? Estamos na terceira série?”, dizia um personagem,
em uma referência clara ao Kinect.
6. Apple x Dell
Esta foi uma briga engraçada. O CEO e fundador da Dell, Michael Dell,
conseguiu irritar Steve Jobs, em 1997, ao declarar que, se ele
estivesse no comando da Apple, “fecharia tudo e devolveria a grana para
os acionistas”. Desde então, a Dell tem se defendido, alegando que essa
frase foi tirada de contexto e que o que Michael tentou dizer foi que
ele não seria CEO de outra empresa que não fosse a Dell.
É claro que as desculpas não colaram e, mais tarde, Jobs chegou a
afirmar que a “Apple e Dell são as únicas fazendo dinheiro na indústria.
Eles lucram sendo uma espécie de Wal-Mart. Nós lucramos pela inovação”.
Um belo “tapa de luvas”, como diriam por aí.
7. Apple x Google
Poucas empresas irritaram tanto a Apple quanto a Google. O motivo?
Lançamento do Android, sistema operacional para dispositivos móveis que
Jobs acreditava ser uma cópia do iOS.
A ira do ex-CEO da Apple atingiu índices altíssimos, a ponto de Jobs
fazer a seguinte declaração: “Eu vou destruir o Android porque ele é um
produto roubado. Eu desejo que isso se torne uma guerra termonuclear...
Eu vou até o meu último suspiro de vida, se eu precisar, e eu vou gastar
cada centavo dos US$ 40 bilhões da Apple no banco para consertar esse
erro”.
(Fonte da imagem: Reprodução/Google)
Mesmo depois de toda essa braveza, a Google homenageou o criador da Apple em sua página inicial, logo após o falecimento de Jobs.
8. AT&T x Verizon
A competição entre as duas operadoras telefônicas dos Estados Unidos
nunca foi muito amigável. Entretanto, a briga esquentou um pouco mais em
2011, quando a Verizon também começou a vender o iPhone e tirou a
exclusividade da AT&T.
Na ocasião, as duas empresas começaram a trocar algumas alfinetadas
por meio de peças publicitárias. Um bom exemplo é o comercial da Verizon
em que um técnico de testes inicia uma conversa usando um iPhone e diz
“Sim, agora eu consigo te escutar”, querendo demonstrar que a
comunicação melhorou com a nova operadora.
A resposta da AT&T foi um comercial dizendo que, pela Verizon,
era impossível conversar no iPhone e navegar na internet ao mesmo tempo.
Finalmente, a Apple tentou acalmar a peleja com um anúncio dizendo que
“duas é melhor do que uma”. Pelo menos para a Maçã.
9. Apple x Adobe
A esta altura, você já deve ter notado qual é a empresa que mais se
envolve em rivalidade nesta lista, certo? Mesmo assim, a Apple não
pensou duas vezes antes de comprar briga com a Adobe. O motivo, é claro,
só poderia ser o Flash, ferramenta que Steve Jobs não tinha muito
apreço e que deixou de ter suporte nos gadgets da Apple.
O ex-CEO da Maçã chegou a declarar que a Adobe “tem todo o potencial
para fazer coisas interessantes, mas eles se negam a fazer... Sempre que
um Mac trava, frequentemente é por causa do Flash”.
Anúncio feito pela Adobe sobre a retirada do Flash no iPhone
(Fonte da imagem: Reprodução/New York Times)
Inicialmente, a Adobe combateu as declarações de Jobs com um anúncio
que dizia “Nós amamos a Apple”, mas “O que nós não amamos é que qualquer
um tente tirar a sua liberdade na hora de escolher o que você vai
criar, como vai criar e o que você quer ver na internet”.
Com o passar do tempo, a briga foi se apagando e, em 2011, a Adobe
até mesmo publicou um anúncio que demonstrava um iPad sendo usado como
plataforma de um de seus produtos.
10. Electronic Arts x Valve
É notório o crescimento da Valve, principalmente graças ao Steam.
A plataforma de venda de jogos conquistou o público com seus preços
para lá de atrativos. Com isso, a pirataria diminuiu substantivamente e
acabou criando-se praticamente um novo ponto de encontro para jogadores —
sejam casuais ou hardcore. O problema é que a gigantesca Electronic
Arts pode não ter gostado muito do ritmo das coisas.
A EA, talvez na tentativa de desbancar a Valve, lançou um concorrente no ano passado: o Origin.
A semelhança é notável e a intenção é a mesma: a comercialização de
games no formato digital, porém priorizando os títulos da empresa
californiana.
(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)
A Electronic Arts já tentou adquirir sua concorrente várias vezes,
com valores que podem superar 1 bilhão de dólares. É difícil saber o que
pode acontecer nos próximos anos, mas Peter Moore — gerente de
operações da EA — já afirmou que não existe rivalidade. Será?
Fontes: Investors.com, CNET, Microsoft, Mark Evans Tech e Mashable
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