468x60 Ads

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Nota Fiscal Eletrônica


Um dos assuntos que estão mais em alta atualmente são os que falam sobre as Notas Fiscais Eletrônicas ou NFe. Nunca se ouviu tanto falar a respeito do termo, mas do que se trata?
Primeiramente, a Nota Fiscal Eletrônica foi criada para diminuir a sonegação de impostos e também para modernizar.
É um documento que vai substituir as tradicionais notas fiscais impressas.
Podemos conceituar a Nota Fiscal Eletrônica como sendo um documento de existência apenas digital para armazenar documentos eletronicamente, e fins fiscais, ou uma prestação de serviços ocorrida entre as duas partes, a Nota Fiscal Eletrônica tem validade em todos os estados brasileiros desde 2005.
Atualmente a legislação permite que a NF-e substitua apenas a chamada nota fiscal modelo 1 / 1 A que é utilizada para documentar transações comerciais, ela não substitui outros modelos como, por exemplo, a Nota Fiscal ao consumidor (modelo 2)  ou cupom fiscal.
Não há nenhuma restrição quanto ao porte das empresas emissoras de NF-e, empresas voluntárias de pequeno porte também poderão se credenciar como emissoras de nota, mas para a empresa passar a emitir a NF-e ela precisa ser credenciada na Secretaria da Fazenda, possuir certificação digital, e adaptar seu sistema para a NF-e.
Mas quais as vantagens da NF-e?
Redução dos custos de impressão, redução dos custos de aquisição de papel, reduz custos de armazenagem de documentos fiscais, a redução de custos abrange não só espaços físicos, mas também toda logística necessária para sua recuperação, assim como menor tempo de parada dos caminhões em Postos Fiscais de Fronteira, porque com a NF-e os processos são simplificados.
Os clientes também ganham muito com isso, pois elimina a digitação de notas fiscais na hora de receber as mercadorias, redução de erros de escrituração, Gerenciamento Eletrônico de Documentos.
Só que quem mais ganha é a natureza, pois tem uma redução no consumo de papel, isso tem gera impactos positivos em termos ecológicos.
                                                                                                                         




0 Responses So Far:

Postar um comentário