468x60 Ads

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

A era do lixo eletrônico

    A era em que vivemos é considerada a Era Digital, estamos cercados de tecnologia por todos os lados. Celulares, computadores, geladeiras, MP3 e tantos outros equipamentos são descartados em grande número todos os dias devido a sua evolução, celulares, por exemplo, são grandes vilões do meio ambiente, por saírem novos modelos toda semana, os consumidores estão sempre trocando de aparelho, e é nessa troca que a natureza sofre.
    Essa infinidade de equipamentos elétricos e eletrônicos que geralmente são descartados inadequadamente, contêm produtos altamente tóxicos, como chumbo, mercúrio, nitrogênio, cádmio, enxofre, cromo, entre outros. Se vazarem, vão contaminar tudo que estiver por perto: ar, água e solo, e não podem ser incinerados, porque liberam fungos tóxicos que contaminam a atmosfera.
    No Brasil não existe uma lei que estabeleça como devem ser descartados equipamentos antigos ou com defeito. A quantidade de lixo eletrônico produzido no país chega a 11 milhões de toneladas por ano.



   
    Veja porque não jogar esse tipo de material na lixeira comum:

Chumbo – usado em TVs, celulares e computadores – Danos cerebrais, neurológicos e renais, doenças do sangue e comprometimento de fetos. Em altos níveis de exposição causa vômito, diarréia, convulsões, coma e morte.

Mercúrio – usado em lâmpadas, displays, telas LCD, chaves e circuitos impressos – Altos níveis de exposição contribuem para danos cerebrais, renais e problemas de desenvolvimento de fetos, podendo contaminar o leite materno e os peixes. A sua ingestão ou inalação causa danos ao sistema nervoso central e aos rins.

Cádmio – usado em baterias de celulares, resistores, detetores de infravermelho, semicondutores, tubos de TV antigos e alguns plásticos – Sua concentração no organismo é cumulativa e pode causar problemas de rins, danos na estrutura óssea, além de ser cancerígeno.

Arsênico – usado em celulares – Causa doenças de pele, prejudica o sistema nervoso central e pode causar câncer de pulmão.

Belírio – usado em placas-mãe de computadores e celulares – Causa câncer de pulmão.
Cromo hexavalente – usado na proteção de placas metálicas contra a corrosão – Causa bronquite asmática e deformações do DNA.

Plásticos e PVC – constituem, em média, 20% do material dos computadores, usados em circuitos impressos e componentes como conectores, gabinetes e cabos – São difíceis de serem separados na reciclagem e, quando queimados, produzem substâncias tóxicas que, se inaladas, causam problemas no aparelho respiratório.

Retardantes de chamas (BRTs: Brominated Flame Retardant) – Causam desordens hormonais, nervosas e reprodutivas.

    Antes de se desfazer de um equipamento elétrico ou eletrônico, procure o órgão ambiental da sua cidade ou do seu estado ou o fabricante do produto. Eles podem orientar você sobre programas de recolhimento e reaproveitamento desse material.



0 Responses So Far:

Postar um comentário