Comércio eletrônico
também conhecido como e - commerce, é no seu conceito mais
simples, o ato de vender ou comprar pela internet, entretanto, o e
– commerce não diz respeito apenas a realização de
negócios pela internet, também se refere a quaisquer funções
eletrônicas que auxiliam uma empresa na condução de seus negócios,
essas funções podem incluir o gerenciamento eletrônico de antigas
tarefas que eram feitas exclusivamente em papel, como a criação de
lançamentos em registros contábeis ou tarefas de fabricação como
uma linha de montagem automatizada ou o lançamento de pedidos.
Através
de conexões eletrônicas com clientes, fornecedores e
distribuidores, o comércio eletrônico aumenta as comunicações
entre o cliente e a empresa para que assim possa expandir a
participação no mercado. Ele engloba todas as transações
efetuadas por uma firma, com o objetivo de atender todos os clientes,
utilizando as facilidades de comunicação e de transferência de
dados pela internet. Para a empresa ter seu próprio comércio
eletrônico é recomendável que esta seja legalizada e que contrate
um profissional ou empresa especializada em desenvolvimento deste
serviço.
Quando
se fala do comércio eletrônico, em termos de comércio virtual,
quem mais tem a ganhar é o próprio cliente que passa a ter muitas
vantagens. Comodidade é uma delas, porque ele pode pesquisar e
comprar sem sair de casa, economizando tempo e às vezes achando
produtos mais baratos. Toda essa comodidade é muito útil também
para a empresa que além de poder vender para clientes distantes
geograficamente, passa a ter dados mais concretos sobre os hábitos
dos consumidores ,pois eles estão mudando, e a cada dia se percebe
que não é o comprador que vai até a loja, mas sim ela que vai até
o comprador.
Qualquer
pessoa que tenha à disposição um computador com acesso à Internet
pode efetuar a procura de um item que deseja em sites de busca e ter
a vontade uma vasta lista de opções e lojas que fornecem o mesmo
produto, em diferentes preços, formas de pagamento e outras
vantagens como brindes ou frete grátis. Havendo o interesse do
cliente, este realiza a compra, e vence a empresa que mais o seduziu
com suas ofertas tentadoras, sempre mantendo uma boa relação para
que este volte outras vezes.
O cliente não pode esquecer nunca
de verificar se a loja que oferta o produto possui segurança nas
transações, é idônea, tem boa reputação, trata bem seus
clientes, se entrega o produto no prazo prometido e sem defeitos, e
se facilita a troca de mercadorias com problema. O cliente também
deve sempre manter um antivirus atualizado em seu computador, pois
muitos golpistas se aproveitam de empresas idôneas e enviam e-mails
com ofertas tentadoras, contendo links para sites que instalam
programas maliciosos no computador para roubar dados sensíveis como
senhas ou números de cartão de crédito.
Com
tantas facilidades, hoje é indispensável para o empresário ver o
e-Commerce como “ponto de venda”, já que ele representa o início
para a definição de todas as estratégias de relacionamento com os
consumidores. E para o cliente, tomando os devidos cuidados, pode ser
mais uma maneira simples e ágil de conseguir ótimos preços, e o
melhor, sem sair de casa.

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